quarta-feira, 5 de maio de 2010




- Bossa Nova



A história da Bossa Nova confunde-se com a história de uma geração de jovens músicos que estava cansada do mesmo e buscava algo novo, que pudesse combinar o estilo de vida com o apurado gosto musical que eles tinham.

As primeiras manifestações do que viria a ser conhecido como Bossa Nova ocorreram na década de 50, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ali, compositores, instrumentistas, amantes do jazz americano e da música erudita, começaram a tocar os primeiros acordes do gênero, que conseguiu unir a alegria do ritmo brasileiro às sofisticadas harmonias do jazz americano.

João Gilberto, Carlos Lyra, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Nara Leão, são ícones desse movimento musical que é um marco na cultura brasileira.

FONTE


- Jovem Guarda





Jovem Guarda foi um movimento surgido na segunda metade da década de 60, que mesclava música, comportamento e moda. Surgiu com um programa televisivo brasileiro exibido pela Rede Record, a partir de 1965. Ao contrário de muitos movimentos que surgiram na mesma época, a Jovem Guarda não possuía cunho político.

Os integrantes do movimento foram influenciados pelo Rock and Roll da década de 50 e 60 e pela precursora do rock no país, Celly Campelo. Com isso, faziam uma variação nacional do rock, batizada no país de ", , "(expressão surgida em 1964, quando os Beatles lançaram o filme "A Hard Day's Night", batizado no Brasil de "Os Reis do --"), com letras românticas e descontraídas, voltada para o público jovem. A maioria de seus participantes teve como inspiração o rock da década de 50/60, comandado por cantores como Elvis Presley e bandas como os Beatles.


FONTE



- Movimento Tropicalista

O tropicalismo foi um movimento musical, que também atingiu outras esferas culturais (artes plásticas cinema, poesia), surgido no Brasil no final da década de 1960. O marco inicial foi o Festival de Música Popular realizado em 1967 pela TV Record. O tropicalismo teve uma grande influência da cultura pop brasileira e internacional e de correntes de vanguarda como, por exemplo,o concretismo. O tropicalismo, também conhecido como Tropicália, foi inovador ao mesclar aspectos tradicionais da cultura nacional com inovações estéticas como, por exemplo, a pop art. As letras das músicas possuíam um tom poético, elaborando críticas sociais e abordando temas do cotidiano de uma forma inovadora e criativa.O tropicalismo foi muito importante no sentido em que serviu para modernizar a música brasileira, incorporando e desenvolvendo novos padrões estéticos. Neste sentido, foi um movimento cultural revolucionário, embora muito criticado no período. Influenciou as gerações musicais brasileiras nas décadas seguintes


.-. Os principais representantes do tropicalismo foram:


- Caetano Veloso
- Gilberto Gil
- Os Mutantes
- Torquato Neto
- Tom Zé
- Jorge Bem
- Gal Gosta
- Maria Bethânia

FONTE


____________________



CONCLUSÃO :B

A década de 60 foi marcada pelo começo da era Hippie, onde eles defendiam a paz, o fim das guerras e a liberdade sexual.
É incrivel, vermos como as músicas dos anos 60 exerce um fascínio até sobre as gerações de hoje, bandas como: - The Beatles, ainda fazem muito sucesso com suas músicas de protesto como Help.
Foi a época do movimento tropicália, que, incorporou o rock’n’roll dos Estados Unidos e da Inglaterra, que mexeu com toda a extrutura da música Brasileira, e com o comportamento da junventude.
Artistas ainda hoje, ressusitam as canções ou sons daquela época.
Os Anos 60 tornam-se o ano do auge dos festivais da canção, no Brasil, que eram uma forma alternativa de expresar a política da juventude, diante da repressão da ditadura militar.
Em 1969, o Festival de Música de Woodtock simbolizou a luta pelos direitos dos jovens que se recusavam a entrar no exército. Década de 60 foi a época em que eles proclamavam o poder da flor, e a palavra de ordem era ‘Faça amor, não faça guerra’. Ja ai um dos protestos..
Logo depois, protestos de liberdade sexual, e do fim das guerras.
Isso tudo talvez se explique o fato dos anos 60 serem identificados como a década da Rebeldia, da Revolução sexual e principalmente da participação dos jovens a politica e em todas as mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário