segunda-feira, 17 de maio de 2010

* Viagem de estudos

No dia 14-04 nós alunos do 9°01 fomos visitar a EDEPEL (Empresa de Reciclagem). Estavam lá Luci, que trabalha na FUJAMA, Gilberto que é estagiário de Biologia e o Eduardo, funcionário da empresa.
Fomos ver direto o processo seletivo. O Eduardo nos falou que 70% do lixo que recebem é recolhido pela empresa e os outros 40% é recolhido por catadores de lixo e vendido para a EDEPEL.
Vimos os copinhos plásticos serem sugados e colocas em um depósito para serem prensados. Para conseguir fazer um fardo é preciso mais ou menos de 20 a 30 prensagens.
Os Plásticos são, classificados por cores, é tirado as fitas e etiquetas, prensados, moído, para serem reaproveitados na fabricação de potes, baldes e sacos para o lixo. A EDEPEL não trabalha com ferro, vidro e alumínio.
Passando para a outra parte vimos uma máquina de fazer saco de lixo, onde é necessário uma temperatura de 240°C. Uma outra máquina corta os sacos. O plástico transparente é chamado de plástico virgem.
Também fazem baldes com os pláticos moídos.

Transpézia

Chegamos na Transpézia e assistimos a uma palestra, com a Franciele, ela nos passou umas informações sobre os resíduos de construção. A Transpézia trabalha com terra planagem, casambas e bio - massa (cavaco de madeira ).
A primeira parte é a chegada dos resíduos, pré-seleção onde, são separados. ela nos mostrou as células.
* CÉLULA I = madeira e reciclagem
* CÉLULA II = concreto, areia, entulhos e tijolos
* CÉLULA III = barro
* CÉLULA IV = podas e jardinagem
A separação do material, é realizada manualmente, por fim o destino : madeira vira cavaco e é mandado para a SEARA alimentos, as podas e jardinagem viram adubo para floriculturas.
Os materiais contaminados, como : pneus, sofás, borrachas, gesso e lixo doméstico são enviados a Blumenau no aterro sanitario.


# Esse passeio foi muito importante, pois adquirimos muito mais conhecimento sobre tais processos de reciclagem, e que quanto mais prevenção, mais estaremos contruindo um futuro melhor, não só para a gente, mais também para nossos filhos.





__________________

Um comentário:

  1. Olá.... é isso mesmo a explicação esta certinha... nota 10 :D bjus atenciosamente Eduardo j. Schmitt (EDEPEL)

    ResponderExcluir